5 possíveis razões para o seu portfólio não atrair clientes
Designers que estão em busca de um emprego em uma agência ou buscando atrair mais clientes trabalhando como freelancer, um dos ativos mais importantes – talvez o mais importante – é o seu portfólio.
Ele desempenha um papel extremamente valioso na busca de novos clientes ou naquela entrevista de emprego em uma agência, porém muitos designers não estão conseguindo obter resultados com seu portfólio e aqui estão 5 razões que podem ser responsáveis por esse problema.
#1 – Apresentação do Portfólio
É importante que você saiba que independente do seu portfólio ser impresso ou digital, a sua apresentação geral precisa funcionar em qualquer ambiente em que esteja sendo visualizado.
Em um portfólio impresso, as imagens utilizadas em seus projetos do Behance não ficarão boas pois não foram projetadas para serem impressas. Da mesma forma, se você apresenta seus trabalhos através de um notebook ou tablet, os arquivos gerados para impressão não serão o melhor caminho para compor sua apresentação nos dispositivos digitais devido há alguns fatores como, padrão de cores, margens e sangrias etc…
Sempre adapte a sua apresentação o ao ambiente que você utiliza para apresentá-la.
#2 – Ausência de contexto
Se você desenvolveu um logotipo para uma empresa de sua cidade e adicionou esse projeto ao seu portfólio, você deve incluir um breve resumo do trabalho contendo suas especificações e propósito ou então explicações visuais que expliquem sobre o que se trata o projeto – pode ser feito através aplicações com mockups -.
Mesmo que você e o cliente (dono do projeto) conheçam todo o projeto – interna e externamente -, você precisa explicar para as outras pessoas que vão visualizar esse trabalho, pois provavelmente essas pessoas não têm ideia do que se trata o projeto, para qual finalidade foi feito e se está ou não de acordo com algum contexto.
#3 – Conteúdo Irrelevante
Se você está se candidatando para uma vaga em uma agência especializada na criação de logotipos, certifique-se de que seu portfólio está segmentado para criação de logotipos e identidade visual e que não está preenchido com flyers e cartazes para eventos.
Da mesma forma, se você se candidatar a um emprego para uma produtora de eventos, certifique-se de ter muitos trabalhos como posters, flyers banners para eventos.
Adaptar seu portfólio para todo ramo no qual você deseja entrar parece algo óbvio, mas é um fator que acaba sendo muitas vezes ignorado por designers com interesses e habilidades diversas.
#4 – Inacessibilidade
As pessoas conseguem encontrar seu trabalho? Você tem um site ou algum outro local específico onde seus trabalhos podem ser visualizados ou o seu portfólio fica escondido, guardado a 7 chaves?
Atualmente as maneiras mais eficientes de se certificar que seu portfólio está acessível é criar uma conta no Behance ou criando o seu próprio site e dentro dele expor os seus trabalhos.
Para aqueles que não têm condições de desenvolver um site, criar uma fanpage no Facebook e também um perfil no Instagram pode ser muito útil já que uma grande quantidade de pessoas estão conectadas as redes.
Vale lembrar que pelo fato do Behance pertencer a Adobe, existe uma grande comunidade de criativos e empregadores conectados e é uma ótima maneira de conseguir com que seu trabalho seja visto lá fora.
#5 – Qualidade dos trabalhos
Sem dúvida esse é o principal motivo que pode estar fazendo com que possíveis clientes não contratem seus serviços como designer. Não vai adiantar nada o seu portfólio ser facilmente encontrado porém apresentando trabalhos de péssima qualidade.
Toda vez que for desenvolver um novo projeto, pense que ele pode ser a porta de entrada para novos trabalhos, talvez até mais rentáveis. Capriche ao máximo em cada trabalho que você for desenvolver.
Sei que essa pode ser uma tarefa complicada, mas quero dizer que eu posso ajudar você. Há mais de 1 ano que venho ajudando designers a melhorarem a qualidade do seu portfólio e consequentemente conseguirem novos clientes. E hoje você terá a oportunidade de fazer parte desse time de designers que estão tendo resultados.
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