Designer… seguir em agências ou investir em uma carreira freelancer?
Devo buscar um cargo dentro das agências ou empreender e fazer carreira como freelancer?
Quais os prós e contras de cada escolha? Qual caminho devo seguir?
Essas são perguntas frequentes que os profissionais do design vivem fazendo. Quero deixar bem claro que não quero causar polêmica com esse artigo e por isso reuni alguns pontos importantes sobre as duas carreiras para que você possa entender melhor sobre cada uma delas e então tomar a decisão sobre qual caminho seguir.
Carreira em Agências
Sem dúvidas ocupar um cargo bom dentro de uma agência renomada é o sonho de muitos designers pois sejamos sinceros, a satisfação de trabalhar em uma grande agência desenvolvendo projetos ao lado de uma equipe altamente qualificada é simplesmente incrível.
Começar em uma agência como designer júnior e com o passar do tempo e muito esforço e dedicação acabar se tornando um diretor de arte é uma realização e tanto na vida de um profissional do design. No entanto as coisas não são tão simples assim.
Quando se está em uma agência a sua responsabilidade como designer é muito grande, um pequeno erro, um simples deslize e você pode acabar sujando a reputação dessa agência.
Mas fique calmo, pois para tudo existe uma solução. Logo abaixo você verá alguns pontos a se considerar quando se deseja trabalhar em uma agência.
Pontualidade
Como todos sabemos a pontualidade é um fator determinante na vida de qualquer profissional e com o designer que almeja seu lugar em uma agência não é diferente.
Se você atrasa seus compromissos dentro do ambiente de trabalho corporativo – agência – você pode acabar atrasando toda uma campanha, pois dentro de uma agência os setores dependem uns dos outros.
Por exemplo, quando o redator atrasa na correção e na entrega dos textos para o designer que precisa desses textos para desenvolver o layout de um cartaz promocional para uma campanha,
corre-se o risco de um atraso ou até mesmo um cancelamento dessa campanha e isso é extremamente ruim para o cliente e principalmente para a agência.
Então se você deseja trabalhar em uma agência tenha o perfil de um profissional pontual.
Trabalho em equipe

Créditos: Pixabay
Como já foi dito acima, em uma agência todos os setores dependem uns dos outros, formando um time, uma equipe que trabalha junta para entregar os melhores resultados. Nesse caso o profissional com perfil de trabalho individualista pode não se encaixar nesse contexto corporativo.
Pessoas que querem resolver tudo sozinhas, não aceitam ajuda, dicas e conselhos podem estar fadadas ao fracasso trabalhando dentro de uma agência.
Tenha em mente que dentro de uma equipe você receberá elogios e críticas – algumas construtivas e outras nem tanto – o mais importante é saber ouvir, absorver o que houver de melhor tanto no elogio quanto na crítica e se posicionar de maneira correta.
No caso de um elogio, não se sinta “a última bolacha do pacote”, agradeça e siga em frente com seu trabalho e no caso de uma crítica, ouça, reflita e em alguns casos até agradeça e mais uma vez siga em frente com seu trabalho
pois como você já sabe, existe um time que depende de você.
Profissional Multitarefa
Uma agência, teoricamente precisa de diversos profissionais que desempenhe funções diferentes, design, redação, direção de arte, atendimento, marketing, enfim, várias áreas distintas, porém na prática nem sempre as coisas
funcionam assim.
Hoje em dia é muito comum encontrar em algumas agências – por motivo de orçamento apertado ou má organização dos setores – o profissional multitarefa que é aquela pessoa contratada para uma única função em específico mas, que acaba desempenhando várias outras funções dentro da empresa.
Um exemplo prático é o profissional contratado como designer mas que acaba tendo que cumprir o papel de redator e social media.
O triste dessa história é que muitas vezes o profissional multitarefa não recebe um salário proporcional a quantidade de trabalho que é obrigado a fazer.
Vale lembrar mais uma vez que não estou generalizando todas as agências mas sabemos que uma grande maioria se encaixa nesse contexto, então fique de olho para não ser contratado como um profissional multitarefa, a não ser que essa seja a sua vontade.
Reconhecimento
Como é bom finalizar um trabalho e poder colocar o seu logo ali no cantinho como assinatura não é mesmo? Pois bem, dentro de uma agência isso provavelmente não será possível, uma vez que quem assina o projeto não é o designer e sim a agência.
Por mais que você tenha feito toda uma campanha sozinho, do início ao fim, a assinatura que vai acompanhar cada peça desenvolvida será a da agência.
Isso pode não ser um fato de tanta importância para alguns profissionais, pois o que paga o seu salário não é a assinatura de um projeto e nem reconhecimento e sim a agência que trabalha.
Mas para outros profissionais que sonham com o reconhecimento pelo seu trabalho isso pode ser uma grande frustração e motivo para desistência. E então em qual desses perfis você se enquadra?
Solucionar Problemas

Créditos: Pixabay
Na vida existem 2 tipos de pessoas, as que enxergam um problema e simplesmente ignoram e as que enxergam o mesmo problema porém buscam soluções para resolvê-lo.
Dentro de uma de qualquer empresa, incluindo as agências, o profissional que tem a habilidade de solucionar problemas tende a ser mais valorizado pois demonstra competência mesmo diante as adversidades.
Além do mais ele é enxergado como uma pessoa que sempre está em busca de melhoras, que não se contenta com o “mais ou menos” e qual empresa – agência – não sonha em ter na sua equipe um profissional com esse perfil?
E você, quando vê um problema simplesmente o ignora e segue em frente ou busca soluções para resolvê-lo?
Carreira Freelancer
Quando falamos em carreira freelancer muitas pessoas acabam associando a profissão a coisas como acordar a hora que quiser e trabalhar quando quiser mas a realidade está bem longe disso.
Realmente você pode sim trabalhar quando quiser e se quiser mas já vá se preparando para o fracasso como profissional.
A grande verdade é que seguir como freelancer (assim como nas agências) requer muita disciplina e comprometimento, pois o profissional freelancer é a sua empresa, em outras palavras, se ele não trabalha a sua empresa não produz, empresa que não produz não gera lucros, sem lucros voltamos a falar de fracasso mais uma vez.
Então agora vai um checklist de pontos importantes a se considerar para ingressar em uma carreira como freelancer.
Planejamento

Créditos: Pixabay
Toda e qualquer carreira freelancer precisa ser planejada antes mesmo de ser iniciada. A primeira coisa a se fazer é estabelecer metas, por exemplo: quanto você pretende faturar?
Se você pretende faturar um valor “x”, quantos clientes você precisa atender para chegar a esse valor de faturamento? Qual seu horário de atendimento?
Precisa alugar um escritório ou consegue atender como home office? Possui equipamentos e ferramentas para o trabalho? Como será sua gestão financeira?…
Enfim, essas são algumas das perguntas as quais você deve colocar no papel e ir respondendo uma a uma cuidadosamente para não passar por apertos e dificuldades no futuro.
Pontualidade
Assim como nas agências o profissional freelancer precisa mais do que nunca ser pontual com seu trabalho. Do seu horário de atendimento até os prazos de entrega dos projetos.
Ser pontual não é uma qualidade como algumas pessoas acreditam e sim uma obrigação para quem deseja se dar bem no mercado.
Muitas vezes o profissional freelancer precisa começar o seu expediente antes das 08:00h e estendê-lo até mesmo depois das 18:00h para que possa ser pontual com seu cliente e entregar o projeto dentro do prazo combinado.
Mais uma vez eu peço para que reveja o seu perfil quando falamos em pontualidade, pois o profissional que não é pontual não terá sucesso em agências e nem como freelancer.
Parcerias

Créditos: Pixabay
Para um designer freelancer ter fortes parcerias pode ser um diferencial no mercado. Se um cliente chega até você com um projeto de desenvolvimento de um logotipo, porém dentro desse projeto ele precisa do logotipo, cartões de vista e um site, daí você tem duas opções:
1ª Opção: Dizer para o cliente que ele terá que procurar outra pessoa para fazer os cartões e o site pois você só faz a criação do logo e correr o risco do cliente procurar por outra pessoa ou empresa que possa entregar tudo o que ele precisa pois na maioria das vezes os clientes não tem tempo para se deslocar até um designer gráfico, depois até uma gráfica e depois até um programador.
2ª Opção: Ter parceria com uma gráfica e com um programador e terceirizar a impressão dos cartões e o desenvolvimento do site respectivamente. Dessa forma seu cliente fica satisfeito por resolver todos os seus problemas de uma só vez, você consegue fechar o projeto com o cliente e de quebra ainda ajuda seus parceiros, resumindo, todo mundo sai ganhando.
Porém fique atento com seus parceiros, certifique-se que eles possuam trabalhos de qualidade e que sejam confiáveis para desenvolver e entregar os projetos, afinal de contas é o seu nome que está em jogo.
Saiba dizer não
Uma das maiores vantagens de se trabalhar como freelancer é poder “escolher” os clientes que deseja atender. Se você está pensando em seguir a carreira freelancer vá se preparando para lidar com alguns clientes que te apresentarão projetos desanimadores, estranhos e que fogem totalmente da sua linha de trabalho, são projetos os quais você não tem a mínima vontade de estar desenvolvendo.
Um exemplo comum, seria um cliente te solicitar a criação de um layout e diagramação de todo um cardápio baseado em um rascunho que ele fez em duas folhas de papel totalmente rabiscadas e com rasuras, com produtos e preços totalmente desorganizados e difíceis de entender.
Esse seria um típico caso que o mais viável seria dizer não a esse cliente a não ser que você esteja realmente disposto a encarar esse desafio.
O grande problema é que esse tipo de projeto na maioria das vezes é feito apenas pelo dinheiro, ou seja, não existe aquela empolgação, aquela vontade de criar, ou seja, não existem sentimentos envolvidos no processo criativo e isso é refletido de maneira negativa no resultado final do trabalho. Mais uma vez volto a dizer, é melhor dizer não e recusar o projeto.
Mas quando digo “saiba dizer não” não estou me referindo a tratar mal o cliente e nem algo parecido. Seja educado e totalmente sincero.
Ainda no exemplo do cardápio, você pode simplesmente dizer que não trabalha com esse tipo de projeto, dessa maneira você se livra de uma dor de cabeça sendo totalmente sincero e cordial com seu cliente.

Créditos: Pixabay
Como você pôde ver a carreira de um designer, tanto em agências como freelancer possui suas responsabilidades e desafios.
Agora que você conhece um pouco mais sobre os dois tipos de carreira faça uma análise e veja em qual delas você se melhor se enquadra.
O seu perfil profissional se encaixa melhor para trabalhar em uma agência ou como um freelancer?
Pense, reflita e só então tome a sua decisão pois carreira é um assunto sério, seja ela qual for e independente do tipo de carreira que você escolher, sempre se empenhe ao máximo para se manter em constante evolução e conseguir alcançar excelentes resultados.
E você?
Pretende trabalhar em uma agência ou seguir como freelancer?
Já trabalhou em alguma agência? Como foi?
Já trabalhou como freelancer? Como foi?
Me conte um pouco sobre suas experiência aqui nos comentários e vamos bater um papo.
Mais uma coisa, gostou deste artigo? Se sim por favor compartilhe com seus amigos.
Ps.: Te vejo em breve no próximo artigo com um conteúdo incrível.
Um grande abraço do seu amigo do design!