A criação de um logotipo não é uma tarefa fácil, demanda tempo, exige muita pesquisa, testes e claro, muita criatividade.
Designers levam semanas, meses e em alguns casos, anos para desenvolverem um logotipo, afinal estamos falando da identidade de uma empresa/serviço que precisa se apresentar ao mundo e por isso é necessário um trabalho impecável.
Porém, antes desse logotipo ser apresentado ao mundo ele necessita da aprovação do cliente (dono da empresa / serviço) e em muitos casos essa aprovação não acontece.
E foi pensando nisso que resolvi falar sobre 3 erros graves -porém comuns- que podem fazer com que clientes reprovem seus logotipos e também vou mostrar como evitá-los.
1º Erro: Apresentar vários modelos de logo.
Dentro do processo criativo é comum que você tenha várias ideias para a construção de um logotipo e você pode se sentir tentado a apresentá-las ao cliente.
Isso pode ser um grande erro, visto que o cliente nem sempre está em condições de fazer um julgamento complexo das opções e provavelmente se sentirá confuso e indeciso, gerando assim o pedido de um novo
modelo, um que tenha um pouquinho de cada uma das opções que lhe foram apresentadas.
Você acaba abrindo espaço para que o cliente pense da seguinte maneira:
“Se ele já fez vários modelos de uma só vez, não será problema fazer mais um.”
Solução:
Apresente um único modelo. Seu cliente precisa de um logotipo que seja ideal para o negócio dele e ideal só existe um.
Se o seu trabalho for baseado em um briefing respondido pelo cliente, você terá condições de fazer o logo ideal que dispense outras opções para escolha.
2° Erro: O cliente não entendeu o projeto.
Muitos casos de reprovação de logotipos estão relacionados ao fato do cliente não conseguir entender o projeto que lhe foi apresentado.
Isso não significa que o seu projeto não seja bom, simplesmente o cliente não consegue entender, causando assim um sentimento de insatisfação.
Imagine o seguinte, você acaba de assistir um filme e não entendeu absolutamente nada do que viu, o primeiro pensamento que vem a sua mente é de que o filme é ruim, quando na verdade você simplesmente não o entendeu e isso não significa que ele seja ruim e sim que você não se sentiu satisfeito ao assisti-lo.
O mesmo acontece com o cliente quando ele não entende o seu projeto.
Solução:
Tenha uma defesa conceitual para o seu trabalho, algo que seja forte e verdadeiro, jamais apresente algo em que você mesmo não acredite.
Explique o porque de cada elemento presente no projeto. Não deixe que o cliente tenha o mínimo vestígio de dúvida, saiba esclarecer e se posicionar diante possíveis objeções,
como por exemplo, um pedido de alteração em uma das cores. Nesses casos mostre para o cliente que aquela é a cor ideal para o projeto dele de acordo com o seu conhecimento sobre a psicologia das cores.
Dessa maneira o cliente enxerga o seu posicionamento como o profissional que se respalda em estudos e que sabe exatamente o que faz.
Não espere que seu trabalho fale por si só. Até as grandes ideias precisam ser explicadas.
3° Erro: Apresentação ruim.
Esse pode ser o erro mais comum e fatal dentro do processo de aprovação de um logotipo. Você se esforçou exaustivamente para conseguir desenvolver o logotipo ideal e agora chegou a hora de apresentá-lo e então você gera um arquivo .JPG com o logotipo alinhado ao centro e envia para o cliente através do whatsapp.
Fazendo isso as chances de reprovação do projeto crescem absurdamente. Tenha em mente que você está lidando com a identidade de uma empresa e não com figurinhas.
Solução:
Apresente o seu projeto como se ele fosse o que há de mais valioso no mundo, pois se você não o valoriza porque o cliente deveria valorizar?
Mostre ao cliente o quanto você considera aquele projeto especial e ele passará a enxergá-lo da mesma maneira.
Uma grande sacada é fazer a utilização de mockups. Mostre ao cliente como o seu logo ficaria impresso em cartões de visitas, em uma página web, em um uniforme e até mesmo em um papel timbrado.
A partir de agora o cliente já enxerga o projeto como algo palpável e real e não simplesmente como um símbolo gráfico preso em uma tela.
Se possível marque um encontro presencial para que ele sinta toda a sua energia. Caso não seja possível, marque uma vídeo chamada – uma reunião on-line – o importante é você estar presente no momento em que ele começar a visualizar a apresentação.
Quanto mais valiosa for a sua ideia, mais elaborada deve ser a sua apresentação.
Sei o quanto é complicado e desafiador conseguir a aprovação de um logotipo pelo cliente, porém você pode mudar essa história.
A grande verdade é que se você entrega um excelente trabalho de alta qualidade, é praticamente impossível que o cliente reprove o projeto. Mas para isso é necessário que você seja um profissional qualificado e capacitado e eu sei
exatamente como eu posso te ajudar.
Conheça o Curso Design de Logotipos, um treinamento completo que vai te ensinar a criar excelentes logotipos do absoluto zero. Hoje em dia são mais de 300 alunos que estão aplicando os conhecimentos do curso e se livrando das reprovações dos clientes.
O Curso Design de logotipos é o próximo passo ideal pra você que deseja se destacar nesse mercado milionário que é a criação de logotipos.
Para te ajudar!
Abaixo está o link para uma apresentação de um dos projetos de logo que desenvolvi. Vale lembrar que essa apresentação não só emocionou o meu cliente, como também recebeu 2 destaques pela curadoria do Behance, o maior portfólio on-line de criativos do mundo.
Agora vamos bater um papo.
Me responda aqui nos comentários…
Qual desses erros você comete ou já cometeu?
Como está a taxa de reprovação dos projetos?
Vai ser uma honra compartilhar experiências com você.
E para finalizar…
Quero te propor um desafio.
Faça um teste em seu próximo projeto, aplique todas as soluções passadas nesse artigo e depois volte para me contar o resultado aqui nos comentários.
E só mais uma coisa, se você tiver gostado desse artigo, por favor compartilhe com seus amigos, ajude o blog a crescer e continuar produzindo mais conteúdo.
Um grande abraço e nos vemos em breve!