Design Freelancer

COMO DESIGNERS PODEM CONSEGUIR NOVOS CLIENTES ATRAVÉS DO MARKETING DIGITAL

By on julho 14, 2017

O marketing digital está cada vez mais presente em nossas vidas e as empresas ou pessoas que não se adaptarem nesse novo estilo de negócio acabarão sendo aniquiladas do mercado.

 

No Brasil o marketing digital surgiu ao pouco mas já conseguiu revolucionar a forma como as empresas se relacionam com seus clientes.

 

 

O marketing digital a favor o designer gráfico

 

Sabemos que hoje mais de 90% dos processos de compra tem início em uma busca na internet. Nesse exato momento existem pessoas buscando por um designer na internet, seja para criar um logotipo ou para criar uma arte para social media. Já pensou que esse designer poderia ser você?

 

Mas como você poderia ser encontrado por essas pessoas na internet? Simples, você precisa ter uma presença on-line. E como seria essa presença on-line?

 

Sua presença online pode ser através de um site bem elaborado ou simplesmente por uma fanpage no facebook onde você posta seus trabalhos.

 

Dessa maneira você consegue promover seus trabalhos para uma incrível quantidade de pessoas com um custo muito baixo, no caso de uma fanpage, custo zero.

Buscando clientes online

 

 

É muito comum ver designers reclamando de clientes que pagam pouco por seu trabalho, se queixando de desvalorização.

 

Sabe aquele cliente que te propõe pagar com indicações de clientes? Então, vamos aprender como se livrar desse tipo de “cliente” utilizando o poder do marketing digital.

Quebrando fronteiras

 

Não fique limitado em conseguir clientes apenas da mesma cidade que você, afinal, estamos falando de internet, você pode conseguir clientes de várias partes do país e até mesmo do mundo.

 

Se você mora em uma cidade pequena onde o design não é valorizado você tem condições de buscar clientes em novas cidades, regiões e países que valorizem e paguem o preço justo por seus trabalhos simplesmente utilizando a internet.

Como divulgar seus trabalhos na internet

 

 

Agora você já sabe que você precisa ter uma presença online para não ficar atrás de seus concorrentes. Mas como e onde devo expor meus trabalhos na internet para conseguir novos clientes? Abaixo vou listar algumas plataformas de sucesso para designers que buscam novos clientes na internet. Vamos lá…

 

Site próprio

 

Ter um site próprio com seu domínio pode ser uma excelente sacada para você que busca se posicionar como um profissional na internet. Quando uma pessoa busca por um designer gráfico no Google por exemplo, o seu site pode ser um dos resultados a serem mostrados.

 

É importante que o seu site tenha um domínio simples e direto, por exemplo: ‘www.joaopedrodesigner.com.br” ou “www.designerjp.com.br” para facilitar a busca. Vale lembrar que um domínio pode ser comprado por um valor de R$ 40,00 por ano.

 

É importante que o seu site seja um ambiente “clean” sem poluições para facilitar a navegação das pessoas, tornando as visitas em experiências agradáveis.

 

Mas eu não consigo fazer um site, e agora?

 

Hoje em dia temos plataformas como o WordPress onde você consegue criar um site de maneira bem simples.

 

Você também pode fazer uma troca de serviços com algum programador.

 

Você pode propor a criação de uma identidade visual em troca de um site por exemplo.

Facebook

 

 

 

O Facebook pode ser o local de maior facilidade para que você consiga seus primeiros clientes online pelo fato de uma grande parte da população mundial estar conectada a essa rede social e pelo fato de ser uma plataforma de fácil atualização, ou seja, você provavelmente se conecta a ela todos os dias e com isso pode fazer novos posts diariamente.

 

Mas é importante que você saiba que para expor seus trabalhos no Facebook o ideal é criar uma fanpage e não ficar utilizando o seu perfil pessoal. Mas por quê?

 

Primeiramente, um perfil pessoal tem um limite de pessoas a serem adicionadas já a fanpage é ilimitada e você ainda pode fazer alguns anúncios pagos para divulgar seu trabalho atingindo mais pessoas.

 

Dentro da sua fanpage você consegue ter maior controle das pessoas que estão interagindo com suas publicações (curtindo, compartilhando e comentando) e também consegue saber quantas pessoas estão sendo alcançadas por suas publicações. Em outras palavras, dentro de uma fanpage você consegue ter as métricas de seus resultados.

 

Dentro da sua fanpage você também consegue fazer anúncios direcionados para um público específico. Por exemplo, se você cria flyers para eventos, você pode fazer um anúncio direcionado a pessoas que trabalham com eventos de uma determinada região. Dessa maneira você consegue ter anúncios mais assertivos e assim buscar o cliente que você deseja.

 

Email e Whatsapp marketing

 

 

Como vimos anteriormente você pode ter o seu site ou simplesmente ter a sua fanpage. O fato é que dentro desses 2 ambientes você pode criar um formulário onde as pessoas possam entrar em contato com você solicitando um orçamento ou para conhecerem melhor sobre o seu trabalho.

 

Nesse formulário você pode pedir que as pessoas preencham com seu nome, e-mail e telefone. Tendo essas informações em mãos você pode melhorar o seu relacionamento com essas pessoas e dessa forma as transformarem em clientes.

 

Você pode começar a conversar com essas pessoas, entenderem sobre os seus negócios, com o que trabalham, o que elas precisam e dessa maneira você passa a se relacionar e a conhecer melhor essas pessoas.

 

As chances de fechar um projeto com pessoas com quem você já estabeleceu uma relação são bem maiores do que com pessoas desconhecidas as quais você nunca disse um oi.

 


 

Enfim, escrevi esse artigo com o objetivo de ajudar pessoas a terem melhores resultados no mercado do design e nesse meio existem infinitas possibilidades

 

Quero ajudar designers que buscam se capacitar e se qualificar para o mercado. Sei isso não é fácil e por isso gostaria de agradecer pelo seu voto de confiança por me deixar mostrar um pouco desse universo.

 

Saber como e por onde começar nesse mercado pode ser o passo mais difícil para começar, por isso eu quero que saiba que você pode contar comigo nessa jornada.

 

Vamos dar esse próximo passo juntos para que você comece da maneira CERTA e tenha RESULTADOS MAIS RÁPIDOS.

 

Por isso quero te convidar para assistir o vídeo abaixo para ver a mensagem que eu tenho para você que deseja conquistar seus primeiros clientes no mercado do design.

 

TAG
RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT