Cuidado designer! preços baixos também assustam clientes
Fechar um novo projeto é sempre uma alegria. Um novo desafio e uma nova experiência. Afinal de contas, todo designer precisa de novos projetos, e é isso que nos move não é mesmo?
O problema é que a cada novo projeto sempre existe uma incógnita, aquela pergunta que nem sempre conseguimos achar a melhor resposta… QUANTO COBRAR?
Saber como e quanto cobrar na maioria das vezes pode ser mais difícil do que desenvolver todo o projeto e esse é um problema que todo designer enfrentará em algum ponto de sua carreira.
Sempre temos aquele medo de passar um orçamento muito alto e o cliente não aprovar ou então passar um valor muito baixo e acabar pagando para trabalhar.
Infelizmente, o que a maioria dos designers inexperientes acabam fazendo é passar um preço mais baixo para não correr o risco de perder o projeto. É aquela velha história: “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”.
A verdade é que um designer inexperiente não sabe o grande perigo que corre quando repassa valores muito baixos aos seus clientes, e é exatamente sobre isso que vamos falar agora.
DESIGNER, PREÇO BAIXO TAMBÉM ASSUSTA!
Você já viu aqueles anúncios malucos na internet do tipo “iPhone 7 por apenas R$ 399”? Quando vemos um anúncio desse tipo, a primeira coisa que pensamos é: “Poxa, tem alguma coisa errada aí” ou então “Isso só pode ser algum golpe”.
Enfim, ficamos “assustados” com esse tipo de anúncio uma vez que sabemos o quanto vale um iPhone 7. No mercado do design é a mesma coisa.
PENSAMENTOS DO CLIENTE
Quando você se propõe a fazer um determinado projeto por um preço muito baixo o seu cliente pode ficar assustado e desconfiar da qualidade do seu trabalho.
Na maioria dos casos o cliente faz uma pesquisa no mercado para saber a média de preço que os designers costumam cobrar.
Um exemplo prático: Se o cliente faz uma pesquisa e vê que o preço médio para a criação de um logotipo em sua cidade é de R$ 500, ele te solicita um orçamento e você cobra um valor de R$ 200 (preço muito abaixo da média), o cliente vai acabar se perguntando o seguinte:
“Será que esse serviço é bom? Será que ele(a) realmente tem competência para concluir esse projeto? Será que ele(a) é de confiança? Será que ele(a) realmente é um bom/boa designer? Afinal de contas, o preço está muito barato, muito abaixo do mercado.”
Entenda que é da natureza humana desconfiar da qualidade de um produto ou serviço que tenha um preço muito baixo. E, exatamente por esse motivo muitos designers perdem grandes oportunidades por apresentarem orçamentos tão baixos colocando em dúvida a sua qualidade e capacidade profissional.
MAS COMO COBRAR O PREÇO CERTO?
Como eu disse no começo desse artigo, encontrar o preço certo pode ser uma tarefa bem mais complexa do que desenvolver o projeto em si.
Por isso eu decidi criar o e-book gratuito “QUANTO COBRAR PELA CRIAÇÃO DE UM LOGOTIPO”. Esse é um material que vai te auxiliar a encontrar preços justos pelos seus trabalhos.
Dentro desse e-book você vai aprender não só a cobrar por um logotipo, mas sim como cobrar por qualquer projeto de design, já que os procedimentos são exatamente os mesmos.
Enfim, meu objetivo é contribuir com o máximo de conteúdo possível que auxilie a sua jornada como designer. Muito obrigado por ter chegado até aqui.
Te espero no próximo artigo em breve.
Vamos em frente!!