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O QUE É BRIEFING E COMO MONTÁ-LO

By on setembro 1, 2017

Ter um briefing bem definido é uma das partes mais importantes para o desenvolvimento de qualquer projeto. Ele é funciona como um esboço de todo trabalho a ser desenvolvido. É através dele que o cliente passa as informações e instruções que o designer deve seguir para realizar de maneira assertiva o projeto. Porém, montar um briefing pode ser uma tarefa difícil. Por isso darei algumas dicas para tornar esse trabalho mais simples.

 

Por quê utilizar o briefing?

Como foi dito a cima, o briefing pode deixar todo o processo criativo mais simples e claro para o designer. Então vamos entender porque um briefing é tão importante:

 

  • Alinha os pensamentos do cliente com o designer, permitindo que o designer  entenda os objetivos do cliente para o projeto. Isso torna o processo criativo mais rápido, pois todo mal entendido é resolvido antes mesmo do início do projeto.
  • O briefing resguarda o cliente e o designer. Com todos os aspectos estipulados, tanto o cliente quanto o designer necessitam seguir as instruções listadas. Dessa forma, evita-se que o projeto mude de rumo e saia do que foi estabelecido no briefing.
  • Garante maiores chances de aprovação do projeto, pois o cliente provavelmente irá aprovar um projeto que segue os aspectos estabelecidos e explicados por ele no briefing, em vez de aprovar um projeto vago e sem planejamento.
  • Proporciona um melhor resultado, visto que o planejamento antecipado permite que o designer evite problemas e riscos desnecessários que possam mudar o foco do projeto.

 

Com todos esses pontos positivos que um briefing tem a oferecer, não há dúvidas de que é um elemento super importante no processo criativo e que de maneira alguma deve ser ignorado.

 

Perguntas que são essenciais em um briefing

 

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Um briefing, para que seja realmente eficiente, deve conter as seguintes perguntas:

 

  • Sobre o que é o projeto?
  • Qual o público alvo desse projeto?
  • Qual a missão desse projeto?
  • Quem já atua no mercado com esse mesmo tipo de projeto?
  • Onde o como o projeto será usado?
  • Qual o prazo para a conclusão do projeto?

 

Uma vez que o seu briefing tenha respondido a essas perguntas, você verá que existe uma grande possibilidade de que o projeto seja um sucesso.

 

O que não pode faltar em um briefing

Existem alguns elementos importantes que seu briefing sempre deve conter. Cada um desses elementos , quando incluídos no seu briefing, trarão maiores chances de sucesso no final do projeto.

 

Contexto do cliente

Quem é o seu cliente e quais os produtos os serviços que ele oferece. Há quanto tempo seu cliente está no mercado? Qual sua missão, visão e valores?

 

Conhecer o perfil do seu cliente irá permitir que você tenha uma abordagem mais adequada para o desenvolvimento do projeto. Também pode lhe ajudar a compreender melhor a situação, permitindo assim, que você também enxergue o projeto pelo ponto de vista do cliente.

 

Visão geral do projeto

 

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Em que consiste o projeto? O que é necessário para desenvolvê-lo? Qual a melhor abordagem? Se possível peça para o cliente descrever o projeto em apenas duas palavras.

 

Essas informações lhe darão uma ideia geral sobre como trabalhar no projeto. Afinal, compreender a importância do projeto é tão importante como descobrir o que o projeto é, pois assim você será capaz de apresentar as soluções mais apropriadas para a situação em questão.

 

Essa visão geral também permitirá que você encontre uma infinidade de possibilidades que este projeto pode apresentar, possibilitando chances de estudar diferentes abordagens e ver quais opções seriam mais apropriadas para o resultado final.

 

Público alvo

A quem o projeto é direcionado? Quem o projeto deve abordar? Por quê o público precisaria desse projeto? Qual o valor que o projeto tem para o público em questão?

 

Independente da qualidade que o seu trabalho apresente, se ele não for feito de forma que atraia a audiência adequada, de nada servirá e todo esse trabalho será jogado no lixo. Um projeto com público alvo mais jovem, precisa ser desenvolvido e ter uma abordagem mais jovial. Enquanto um projeto que tem um público mais conservador necessita de um desenvolvimento e abordagem conservadora.

 

Quando você não consegue atender as expectativas do público a quem o projeto é direcionado, o seu trabalho não será capaz de ajudar o seu cliente a atingir os seus objetivos finais.

 

Analisar os Concorrentes

 

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Quem são os concorrentes do seu cliente? Que abordagem eles usam? Quais seus pontos fracos e fortes? Qual o diferencial do seu cliente?

 

Ir para o campo de batalhas sem ter noção de quem você irá enfrentar pode fazer com que você leve as armas erradas. Entender a abordagem utilizada pelos concorrentes do seu cliente permitirá que você enxergue possibilidades de fazer algo que eles ainda não fazem ou melhorar algo que eles já estejam fazendo.

 

Você pode usar essa técnica para descobrir o que eles estão fazendo de errado para que você possa fazer exatamente o oposto.

 

Mensagem a ser transmitida

Qual é a mensagem que o projeto deseja transmitir? Qual a mensagem o projeto NÃO deseja transmitir? Esta mensagem já é transmitida por outros ou é algo novo?

 

A mensagem e a maneira de como será transmitida fornecem substância para o desenvolvimento do projeto. Se o projeto busca conseguir a confiança do público, se posicionando como o melhor, ou se o projeto está tentando falar sobre um produto totalmente novo no mercado, isso deve ser transmitido efetivamente de maneira clara e direta em cada peça gráfica que você, designer criar.

 

Números: Orçamento e prazos

 

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Qual o orçamento do projeto? Há necessidade de ajustes? Qual o prazo de entrega?

 

Certifique-se de que o orçamento esteja claramente especificado para que você saiba com o que está trabalhando e se é viável. Afina, se o seu cliente está almejando um projeto grandioso, então você também pode trabalhar com um orçamento de maior valor.

 

Os cronogramas também devem ser específicos e seguidos a risca. Lembre-se de sempre ser comprometido e cordial com prazos de entrega. Sempre trabalhe com prazos possíveis de serem cumpridos e sempre evite os prazos “apertados”.

 

Dicas finais

Apenas algumas dicas finais sobre como tornar o seu briefing ainda mais efetivo:

 

  • Simplifique ao máximo. Evite palavras e expressões complicadas. Dessa forma o cliente terá mais facilidade em responder.
  • Busque extrair o máximo de informações possíveis do seu cliente.
  • Faça o seu briefing em formatos simples de serem abertos e preenchidos, como por exemplo, .docx (Word) ou .xls (Excel).

 

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Um grande abraço e vamos em frente!!

 

 

 

 

 

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