5 dicas simples para te ajudar a ter sucesso como designer
Tenho certeza que você já ficou acordado a noite, olhando para o teto e pensando em como seria a sua vida se você pudesse trabalhar com aquilo que faz seu sangue ferver.
Afinal, quem nunca sonhou em viver trabalhando com aquilo que mais gosta?
Eu mesmo passei por isso durante muitos e muitos anos até finalmente conseguir viver daquilo que amo, o design. Nesse tempo tive muitos erros e acertos pela minha jornada e hoje estou aqui para compartilhar com você algumas dicas do que realmente funcionou pra mim dentro dessa caminhada como designer.
Espero de coração que essas dicas sejam tão úteis pra você assim como foram pra mim, então vamos lá!
#1: Saiba que é possível SIM viver como Designer.

Créditos: Pixabay
Sem dúvida uma das perguntas que mais ouço na vida é: “-Você é designer gráfico, dá pra viver bem assim?”.
E a minha resposta é sempre a mesma: “-Dá sim, e bem melhor do que você imagina”.
Infelizmente as pessoas enxergam a profissão do designer gráfico (e de qualquer outra área do design) como um tipo de hobby ou atividade não remunerada.
Mal sabem elas que o mundo necessita do designer gráfico. A roupa que essas pessoas vestem, a embalagem da comida que comem, as placas de sinalização de trânsito que as guiam, o logo do celular que elas tanto gostam de exibir, tudo isso e muito mais são frutos do trabalho de um designer gráfico.
Concordo que o design ainda não tem o valor que merece em nosso país, mas a cada dia essa cena vem sendo mudada devido ao fato das pessoas estarem entendendo a importância do design em suas vidas.
Todos os dias nascem novas empresas, novos produtos, novos serviços, sejam eles de grande, médio ou pequeno porte, em algum momento todos vão precisar do serviço de um designer.
Agora que você já sabe de tudo isso, você consegue entender porque eu digo que é possível sim viver e viver muito bem trabalhando com design?
#2: Acredite em você mesmo quando todos desacreditarem!

Créditos: Pixabay
Acreditar em si mesmo e na sua capacidade é o segredo do sucesso em qualquer carreira, não só no design. Quando você deixa de acreditar em si próprio todo o mundo ao seu redor também deixa de acreditar em você.
No início será complicado se manter confiante e seguro mas o segredo é nunca desacreditar, pois como todos sabem, depois da tempestade o sol sempre brilha e o início de qualquer carreira é sempre uma “tempestade”.
Se você desisti logo de cara daquilo que você diz tanto gostar é um sinal que você não gosta tanto assim como diz. Lembre-se, dificuldades estarão presentes todos os dias em nossas vidas, mas o fato de superá-las é o que te torna mais sábio e mais forte.
#3: Não reclame, FAÇA!

Créditos: Pixabay
Com certeza você já deve ter ouvido a expressão “Prostituição de Mercado“. Essa expressão se faz presente em todo e qualquer nicho de atuação e no design não é diferente.
É comum se deparar com profissionais que dizem ser valorizados devido a tal prostituição de mercado, devo admitir que ela realmente existe e é um tanto quanto desleal.
Mas, como em tudo na vida, podemos dar um jeito e nesse caso o jeito é muito simples: Pare de reclamar e faça algo. Ficar em casa reclamando não vai ajudá-lo(a) a vencer a prostituição de mercado, em vez disso procure métodos para driblar esse problema. Uma maneira bem simples é buscar se capacitar através do conhecimento.
Um profissional capacitado não enfrenta concorrência desleal. O tempo que você utiliza para reclamar do mercado é o mesmo tempo que você poderia usar para estudar e se capacitar para escolher o mercado que quiser.
#4: Ninguém cresce sozinho.

Créditos: Pixabay
Por mais que você seja um profissional que segue carreira solo em algum momento você vai se deparar em alguma situação na qual você necessitará de uma outra pessoa. Vou dar um exemplo prático e real de uma situação que vivi recentemente.
Na minha rotina diária de trabalho eu fui percebendo que o meu computador estava caindo muito no seu desempenho, travando muito e até mesmo chegando a desligar repentinamente.
Foi aí que tive a ideia de abri-lo e “dar uma olhada” – lembrando que sou designer e não técnico em informática – mexi e limpei algumas peças e acreditava que com apenas isso o meus problemas teriam se resolvido e então montei novamente o computador e o liguei e para minha surpresa ele estava travando bem mais e continuava se desligando.
Foi então que decidi levar em um técnico que em menos de 5 minutos identificou e corrigiu o problema, um micro pino do pente da memória ram estava estragado.
Enfim, eu poderia seguir por mais 1 dia, uma semana ou 1 mês tentando achar o problema sozinho e provavelmente não acharia mas eu optei por buscar outra pessoa, alguém que pudesse fazer o que eu não podia.
#5: Estude. Você nunca será bom o suficiente a ponto de não precisar mais aprender.

Créditos: Pixabay
Acreditar no seu potencial e na sua qualidade de trabalho é muito importante só tome cuidado para a síndrome do “super ego” não te afetar. Nesse caso a expressão “super ego” se refere a atitude de alguns profissionais que se
acham bons e talentosos demais a ponto de não precisarem mais evoluir se tornando um profissional estagnado, ou seja, um profissional que não tem mais desejo de evolução e esse é o fator que pode destruir uma carreira promissora.
Uma maneira simples de evitar a estagnação é se inspirar em pessoas que saibam mais que você, enfrentar desafios que essas pessoas também enfrentaram, dessa forma sua vontade de aprender e continuar se manterá viva e sua evolução será constante.
Lembre-se, por mais que você seja bom, sempre terá algo que você ainda não sabe e buscar esse conhecimento é a forma de se manter sempre em evolução.

Créditos: Pixabay
Enfim, cada uma dessas experiências foram fundamentais para o sucesso da minha carreira como designer e até hoje eu levo comigo e sigo cada uma dessas dicas.
Tenho certeza que assim como eu você consegue sim viver bem trabalhando com o que você gosta, o segredo está na sua vontade, esforço e dedicação.
E você?
Me conte um pouco sobre suas experiências.
Também sonha em viver do design?
Qual a sua maior dificuldade em trabalhar com design?
Me conte aqui nos comentários, eu vou adorar conhecer um pouco mais sobre as suas experiências.
E se você tiver gostado deste artigo, por favor compartilhe com seus amigos.
Ps.: Aguardo você nos próximos artigos para compartilhar um pouco mais da minha experiência como designer.
Nos vemos em breve!!