Photoshop

Como trabalhar com ações no Photoshop

By on abril 20, 2020

Você precisa editar ou tratar várias imagens, mas em todas essas imagens serão aplicadas as mesmas edições?

Se sim, então já se prepara que eu vou te ensinar a usar a ferramenta perfeita para isso.

Actions (Ações).

A ferramenta Actions, ou Ações caso seu Photoshop esteja em português, é a responsável por gravar todos as ações que você fizer no Photoshop e aplicar automaticamente nas demais imagens.

Para usar essa ferramenta, você precisa clicar no menu Window (Janela) e habilitar o menu de Actions (Ações). Em seguida, clique no ícone de New Action (Nova Ação). Coloque um nome na ação e comece a gravar clicando em Record.


A partir de agora, todos os movimentos que você fizer serão gravados pelo Photoshop, para que ele possa replicar essas edições nas demais imagens.

Nesta imagem, vamos tirar esse fundo. Para isso, vou entrar em Channels (Canais), onde eu já tenho o canal alfa, então eu seguro o Ctrl e ele já faz a seleção através do canal alfa. 


Em seguida, eu volto para o painel de camadas e o próximo passo é aplicar uma máscara na imagem.

Agora, vamos habilitar a ferramenta Crop e dar uma “cropada” na imagem.


A próxima ação que eu quero que ele grave é o local onde vamos salvar essa imagem. Então vamos entrar aqui no menu File, e eu vou pedir para salvar em uma pasta específica, onde eu quero salvar todas as imagens e, como eu quero salvar todas em .PNG, vamos aproveitar e pedir para salvar elas em .PNG e damos um OK.


Agora é só pedir para que o Photoshop pare de gravar e salvar. Está pronto a nossa Ação.


Para replicar essas edições nas demais imagens é bem simples. Basta selecionar a Ação e dar Play, que ela já vai automaticamente selecionar o Canal Alfa, vai aplicar a máscara e dar uma dropada na imagem exatamente como a gente fez.


Ao entrar na pasta onde gravamos para salvar, as imagens já vão estar salvas, prontas e sem fundo.

Então essa é a magia de se trabalhar com as ações!

O que eu vou fazer agora é pedir para ele parar de gravar.

Agora eu vou para a próxima imagem que eu preciso alterar. A ação que a gente criou está aqui já está salva como aula, eu vou selecionar ela e dar play, que ele já vai selecionar o Canal alfa, já aplicou a máscara, já cropou a imagem, e se eu entrar na pasta onde colocamos para salvar as imagens, ela já vai estar salva e sem fundo.

Então essa é a magia de se trabalhar com ações.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, vou deixar aqui o link do meu Instagram, onde eu faço todos esses passo em vídeo, além de várias dicas que eu sempre posto sobre Photoshop.

https://www.instagram.com/p/B8tdeHslLZp/


@CaioViinicius

TAG
RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT