Psicologia das cores: sentimentos e significados
A cor é vista como um dos meios de comunicação desde a Idade Média, período em que eram utilizadas nas obras barrocas com a finalidade de simbolizar e distinguir o sagrado do profano (tudo aquilo que transgride as regras sagradas), de acordo com a perspectiva medieval.
Isso é mais uma prova do fato de que a cor exerce papel importantíssimo no psicológico humano. Sabe-se que temos reações e sentimentos diferentes para cada cor.
Apesar disso, muitos fatores externos também influenciam na percepção de cada indivíduo, como por exemplo: humor, cultura, ambiente, saturação de cor, iluminação, etc.
Veja abaixo as associações de algumas cores, mas lembre-se: os fatores externos também exercem influência nessas percepções.
-Branco:
paz, sacramentos(casamento, batismo), frio, divindade, harmonia, inocência, etc.
-Preto:
noite, morte, melancolia, pessimismo, opressão, etc. Essa cor, assim como as outras cores mais escuras, pode também expressar nobreza e seriedade quando utilizadas em projetos publicitários.
-Cinza:
neblina, chuva, tristeza, seriedade, sabedoria, pó, máquinas, etc.
-Vermelho:
amor, violência, sangue, força, fogo, vida. Essa cor, por ser muito atraente e por possibilitar contrastes interessantes, é muito utilizada em anúncios e propagandas.
-Laranja:
pôr-do-sol, calor, alegria, apetite, prazer, outono, etc. Por ser uma cor bastante viva, chama muito a atenção do consumidor, sendo muito utilizada em propagandas/anúncios de alimentos.
-Amarelo:
verão, calor, sol, ouro, alegria, conforto, expectativa, etc. Combinada com vermelho, roxo, preto ou verde, gera um contraste tão atrativo que é impossível não olhar.
-Verde:
natureza, vida, bem-estar, juventude, segurança, coragem, esperança, tranquilidade, etc. Dependendo do tom, pode também estar ligado à energia, como no caso da embalagem do guaraná Antártica.
-Azul:
céu, mar, tranquilidade, infinito, serenidade, etc. De acordo com a tonalidade pode transmitir sensação de seriedade e confiança. Segundo estudiosos e pesquisadores, é também considerada a cor preferida do mundo.
-Roxo:
mistério, egoísmo, espiritualidade, grandeza, sexualidade, luxo, etc. Torna-se ainda mais atrativa quando combinada com amarelo ou laranja.
-Marrom:
café, terra, chocolate, sensualidade, desconforto, etc. Não é aconselhável utilizar essa cor para comunicar com a juventude, mas, se combinada com cores como: bege, vinho, creme, pode transmitir sensação de elegância.
-Rosa:
afeto, delicadeza, criança, feminilidade, etc. É bastante utilizada em identidades visuais de lojas de roupas femininas ou infantis, situação em que a sensação de delicadeza é de extrema importância.
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