Design

Por Que Voltamos Aos Logotipos 2D?

By on abril 30, 2019

Se você tá há algum tempo no mundo do design, provavelmente, já deve ter escutado estes 2 termos: Esqueumorfismo e Flat Design. São duas tendências do design, cada um com suas particularidades e estilos próprios. Enquanto o esqueumorfismo cria um senso de familiaridade por emular os objetos da realidade, o flat design é mais utilitarista e minimalista, uma interface que enfatiza a baixa utilização de elementos que dão a ilusão de 3 dimensões (sombras, texturas ou gradientes).

Estes estilos opostos criam uma grande bifurcação na cabeça dos designers na hora de começar um projeto, ou criar um logotipo, por exemplo. Afinal, as tendências sempre mudam… Dessa forma, para entender por que voltamos aos logotipos 2D, precisamos de um olhar mais detalhado em cada um desses estilos.

Esqueumorfismo

Este termo vem do grego: “skéuos” (significa recipiente ou ferramenta) e “morphḗ” (significa forma). Basicamente, a ideia é: conter uma forma. Para entender melhor, vamos olhar para a cultura de onde esse termo surgiu.

Se liga nos ornamentos. Estes cubos repetitivos, conhecidos como dentículos, que enfeitam esta estrutura grega, não tem função estrutural. É algo totalmente estético. Eles foram colocados para fazer alusão às vigas de madeira que eram usadas para suportar os telhados em construções antigas.

Como as construções na Grécia eram feitas de madeira, antes de começarem a usar o mármore. Podemos especular que os arquitetos podem ter tentado conter, ou imitar, uma forma que era familiar. Imitar a madeira, da forma como era usada antes, em estruturas novas de mármore, pode ter ajudado as pessoas a se adaptarem à nova tecnologia.

Os logotipos de empresas passaram pela mesma transformação. Quando a internet surgiu para o público, nem todos estavam prontos para aceitar a transição do mundo real para o mundo virtual. Essa transição começou de forma gradual, quando a maioria das empresas colocou seus logotipos online, emulando objetos reais.

Logotipo antigo do Instagram

 Repare os primeiros logotipos do Instagram ou do YouTube, por exemplo. Eles fazem alusões a uma câmera vintage e uma televisão antiga. Essa emulação que fazia a ligação do mundo virtual com a realidade

Percebe a técnica? Isso era uma maneira de engajar as pessoas e fazer com elas acessassem as plataformas. 

   

Já podemos chegar a uma definição básica: esqueumorfismo é um design que emula materiais familiares para invocar um senso de familiaridade ou conforto nos consumidores.

Flat Design (Design Plano)

O Flat Design tem muita influência no estilo suíço, que começou na Rússia, Holanda e Alemanha, na década de 1920, depois ganhou força através do seu desenvolvimento na Suíça. O estilo suíço tem ênfase na legibilidade, limpeza e minimalismo. Desenhos deste movimento são utilitários, fazem uso eficiente do espaço e são planos (2D).

A resposta do design plano é abraçar as limitações reais da experiência digital e eliminar as limitações impostas pelo esqueumorfismo. Qualquer coisa em uma tela nunca parecerá realmente tridimensional, então por que não abraçar a “beleza” (e o aumento de funcionalidade) que vem da remoção da decoração ilusória?

Pois bem, um belo dia tudo mudou e a Apple, sendo uma criadora de tendências no mundo digital, abraçou a idéia do Flat Design. Em 10 de junho de 2013, foi a primeira a se livrar do esqueumorfismo apresentando seu novo projeto: IOS 7. A mudança em si foi revolucionária! Voltamos ao 2D e o Flat Design se tornou a tendência do momento.

Conclusão

Apesar da Apple ter dado o pontapé inicial na nova tendência, o Flat Design (2D) vem se provando muito mais eficiente em atender as demandas do mundo digital.

A simplicidade do 2D nos garante funcionalidade crua, deixando a experiência do usuário mais prática, eficiente e intuitiva. Fora que, por ter uma interface mais limpa,  sua compatibilidade com os dispositivos móveis é notoriamente superior.

Enfim, o design plano foi capaz de se adaptar às novas descobertas, tendências e idéias; nos aproximando um pouco mais de um novo paradigma de design digital, onde a funcionalidade e a estética conseguem entrar em harmonia.

Evolução das Logotipos ao Longo do Tempo

Para finalizar, separei alguns logotipos que mostram esta mudança de tendência (do Esqueumorfismo para o Flat Design): 

E aí, curtiu? Existe uma infinidade de exemplos por aí… É impossível não perceber essa nova tendência influenciando diretamente na criação de logotipos.

Uma boa empresa, com visão de negócio, sabe acompanhar as tendências à medida que elas surgem. Empresários de grande, médio e pequeno porte, estão entendendo o quanto um bom logotipo é importante para o seu negócio, e, é cada vez mais maior o número de empresas investindo no design e na criação de suas logos.

Porém, infelizmente, ainda é muito baixa a quantidade de designers realmente qualificados para atenderem essa demanda. O que vemos hoje são empresas com logotipos de péssima qualidade, pois foram mal projetados do início ao fim.

Atuo no mercado do design há quase 7 anos, e por ver essa cena se repetindo, dia após dia, que decidi criar o curso Design de Logotipos.


Um treinamento online completo para você que deseja fazer parte e se destacar no mercado do design. Se você realmente quer aprender a criar logotipos incríveis (do absoluto zero) e que surpreendam seus clientes, te colocando à frente da grande massa que simplesmente copia projetos prontos, o curso Design de Logotipos é o curso mais indicado para você fazer nesse exato momento.

Hoje são mais de 400 alunos que estão conseguindo seus resultados dentro do mercado do design
. Confira o que eles têm a dizer sobre o curso Design de Logotipos. Venha fazer parte dessa turma.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O CURSO!

Além de adquirir o curso Design de Logotipos, você ainda terá acesso a vários bônus exclusivos sem pagar nada a mais por isso.

CLIQUE AQUI E CONFIRA OS BÔNUS!


Enfim, espero que você não perca essa oportunidade.

Te vejo lá, dentro do curso Design de Logotipos.

Forte abraço!


TAG
RELATED POSTS
1 Comment
  1. Responder

    Tomé White

    julho 3, 2019

    Muito bom. Achei muito legal o artigo. Mais conteúdos que me ajudarão na hora de criar meus projetos.

LEAVE A COMMENT