Design

O que é tipografia? descubra a sua importância

By on 21/08/2017

Primeiramente, vamos a definição de tipografia.

 

Tipografia:

1. “Arte de compor e imprimir palavras”.
2 “Configuração e arranjo de textos” (fonte: Infopédia).

 

Antes da era digital, a tipografia era um ofício específico que se limitava ao mundo do design de livros, revistas e peças publicitárias. Sinais de trânsito, outdoors e embalagens de produtos são exemplos diários onde podemos encontrar a tipografia.

 

caio vinicius designer

 

Hoje vivemos na era digital e a internet acabou se tornando um meio gráfico, e isso fez com que a tipografia deixasse de ser restrita apenas aos meios físicos (livros, jornais, revistas etc…). Hoje em dia designers gráficos e web designers têm inúmeras opções de fontes para criarem seus trabalhos. Temos também os criadores de fontes que compartilham seus trabalhos de forma gratuita ou paga dentro do universo on-line.

 

As dificuldades para escolher uma boa tipografia.

Infelizmente, ter uma infinidade de fontes a sua disposição não significa automaticamente que o designer sempre irá escolher a melhor fonte para seu trabalho. Escolher uma fonte é uma questão de entendimento sobre algumas regras básicas da tipografia e principalmente de se ter um bom senso crítico. As regras são simples de ser aprendidas e o senso crítico você desenvolve ao longo do tempo.

Confira o artigo ” 7 Dicas sobre tipografia e como combiná-las” para se aprofundar mais nas regras e no senso crítico que todo designer precisa ter.

 

Escolhendo uma boa tipografia.

As fontes são -ou deveriam ser- escolhidas primeiramente pela sua legibilidade, ou seja, por ser fácil de ler e ser entendida pelo leitor. A estética da fonte é muito importante, mas não mais do que a sua legibilidade. Algumas fontes foram criadas vários séculos atrás e são utilizadas até hoje devido a sua boa legibilidade e compreensão.

Temos vários termos descritivos para definir as fontes em categorias como:

Serifadas (Seif)
Sem Serifas (Sans-Serif)
Cursiva (Cursive)

caio vinicius designer

 

Ainda falando sobre “Legibilidade”, para ter uma ótima leitura e compreensão em uma determinada fonte é necessário prestar atenção na relação das letras entre si (espaçamento, direção, tamanho etc…) e também é muito importante se atentar à interação das cores entre o texto e o plano de fundo. Você pode até ter uma linda fonte, mas e você tiver letras cinzentas em um fundo amarelo, ninguém conseguirá lê-lo.

 

O espaçamento entre as linhas de texto também influencia muito na legibilidade. Uma boa fonte também deve apresentar um “kerning”, o espaçamento entre as letras que será ajustado para se adequar à forma dos pares de letras individuais.

 

O texto e a página.

Muitas opções tipográficas se concentram em como as linhas e os blocos de texto são organizados no layout de uma página. Fique atento a linhas muito longas, pois elas tendem a perder a atenção do leitor. Uma outra prática é criar títulos e subtítulos maiores que o texto, quando for possível, utilize uma outra fonte para esses títulos e subtítulos, isso ajudará na orientação do leitor e reforça a estrutura do layout da página.

 

Beleza x Funcionalidade.

 

caio vinicius designer

 

Esses são os dois fatores que os designers estão sempre tentando equilibrar. Um designer pode utilizar uma fonte decorativa como a “Amarillo” para criar um flyer ou um logotipo, mas em um texto longo, como um artigo, por exemplo, ficaria exaustivo para ler com tal fonte. Mesmo com tantas fontes “lindas” e decoradas que encontramos hoje na web, não podemos nos esquecer da sua principal função, comunicar com clareza uma determinada mensagem.

 

Agora é com você…

 

Deixei aqui nos comentários qual a sua tipografia favorita.

Qual a sua maior dificuldade em relação a tipografia?

Se este artigo foi útil para você, por favor compartilhe com seus amigos.

Nos vemos em breve em um novo conteúdo.

 

Um grande abraço e vamos em frente!

 

TAG
RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT