Design

Elementos Básicos do Design

By on julho 24, 2019

Um bom design pode por vezes parecer algo mágico, como se o designer tivesse simplesmente tropeçado em uma perfeita combinação que envolve e engaja o espectador. 

 

Na atualidade, os melhores designers gráficos usam um conjunto de ferramentas, conhecidas como Elementos do Design, para conseguir alcançar esse nível em seus projetos.

Primeiro, é preciso ter em mente que cada peça do design está tentando passar uma mensagem, e os elementos do design são ferramentas que um designer usa para criar significado e trazer clareza à confusão de idéias dos espectadores.

Preparei uma visão geral dos elementos básicos do design que você precisa dominar para melhorar suas peças digitais. Esses elementos farão com que seu design se torne tão poderoso quanto possível.


Linha


Exemplo do uso de linhas simples na criação de um design minimalista
para uma empresa de arquitetura.

As linhas envolvem e contêm as partes de um design criando contornos podendo ser lisas, ásperas, contínuas, quebradas, grossas ou finas.


Elas também enviam mensagens subliminares. Uma linha diagonal, por exemplo, tem energia cinética e movimento, enquanto que uma linha reta é mais ordenada e limpa.


Além de que podem ser usadas para enfatizar, definindo informações específicas em uma composição e chamando a atenção para uma área específica.


Cor



Muitas vezes os desenhos não envolvem o espectador por escolhas de cores desleixadas, descuidadas ou até inadequadas. A cor é incrivelmente importante e nunca deve ser deixada de lado.



Muitas vezes os desenhos não envolvem o espectador por escolhas de cores desleixadas, descuidadas ou até inadequadas. A cor é incrivelmente importante e nunca deve ser deixada de lado. 



Até mesmo um design definido inteiramente em escala de cinza precisa ser balanceado e contrastado apropriadamente.



É preciso considerar a saturação e o brilho (ou “valor”) de cada cor. Aprenda os conceitos básicos da teoria das cores para ter certeza de que a composição tem o humor, a temperatura e o tom corretos.



Formas


Design novo da página do Social Media onde formatos isométricos e padrões mais evoluídos dão uma sensação mais moderna contrastando desordem e minimalismo.

Desde pictogramas antigos até logotipos modernos, as formas estão na raiz do design. Elas podem ser geométricas (quadrados, triângulos, círculos) ou orgânicas e de forma livre; podem ter curvas suaves ou ângulos agudos. Lembrando que outros componentes de uma composição, como blocos de texto, também são formas.


Um designer alcança outro nível quando começa a perceber tudo em seu design como formas que precisam ser ordenadas e dimensionadas com base em uma grade invisível.

As formas são os pilares do design gráfico, permitindo que você:

  • Estabeleça layouts;
  • Enfatize partes de uma página;
  • Crie padrões;
  • Defina limites conectando ou separando partes de uma página;
  • Crie movimento e fluxo, guiando o olhar de um elemento para outro;
  • Criar elementos adicionais – por exemplo, uma forma usando texto em uma página.

Por isso é tão importante saber lidar com softwares gráficos, como o Illustrator e o Photoshop, para manipular as formas.


Textura

Exemplo de excelente textura vintage que faz com que a logo pareça cromada e brilhante.

A textura está presente ao nosso redor por toda parte, perceptível tanto pelo toque quanto pela visão.

Embora não possamos senti-las em sites e páginas impressas, as texturas do mundo à fora podem ser trazidas para uma composição que lhe dê vida.


A textura proporciona profundidade e acrescenta efeitos interessantes ao design; além de ser capaz de despertar sentimentos como suavidade, conforto e aconchego, por exemplo. 


Mais do que com qualquer outro elemento, as texturas servem como um aceno para o nosso ambiente natural.


Enquadramento

Um hexágono e linhas horizontais para criar um logotipo forte que o mantenha estruturado quando usado em uma composição.

Os enquadramentos podem ser sutis, mas quando você treinar seus olhos para procurá-los, eles começarão a aparecer em todos os lugares.

Os quadros organizam informações e criam hierarquia para os olhos destacando as informações mais importantes para o espectador. 
Eles podem ser bonitos e decorativos, ou básicos e utilitários.

Os quadros também ajudam a definir formas no espaço em branco de uma página.



Tipografia


No design gráfico, o objetivo não é simplesmente colocar um texto em uma página, mas sim entendê-lo e usá-lo efetivamente para a comunicação. 


No design gráfico, o objetivo não é simplesmente colocar um texto em uma página, mas sim entendê-lo e usá-lo efetivamente para a comunicação. 


Fontes, tamanho, alinhamento, cor e espaçamento entram em cena e, se usado de maneira inteligente, a tipografia também pode ser um elemento visual marcante ou uma forma, bem como fornecer uma estrutura entre o conteúdo apresentado e o visual.


Conclusão

Bons designers gráficos usam a maioria ou todos esses elementos do design enquanto são guiados por um conjunto de princípios, conhecidos como princípios do design.


Se os princípios do design são as instruções, os elementos são as ferramentas, e a melhor maneira de dominar esses elementos é experimentando.


Depois de perceber que algo “simples” como fazer um ligeiro ajuste no esquema de cores, ou adicionar uma forma, pode ser o que está faltando para elevar o seu design, você estará no caminho certo para elaborar composições mais significativas e eficazes!


E você, já domina os elementos básicos do design? Quer começar a sua carreira em design gráfico ou elevar o nível das suas peças digitais?


Então se liga, que eu tenho uma oportunidade única para você!


Se você quer começar a criar peças digitais de altíssimo nível, do absoluto zero, e se tornar um profissional trabalhando com o Photoshop clique no link abaixo e conheça o meu curso: Photoshop PRO.



Quero atingir o nível profissional trabalhando com o Photoshop!

Agora, se você já manda bem no Photoshop e quer alavancar seus resultados, o meu Social Media é a sua escolha ideal. 


Um curso onde você vai aprender a criar artes para divulgação de produtos e serviços nas redes sociais utilizando o Design Estratégico.



Clique aqui para conhecer o Social Media.

Espero que você não perca essa oportunidade.


Te aguardo lá!


Forte abraço!

TAG
RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT