Design

PSICOLOGIA DAS CORES: SENTIMENTOS E SIGNIFICADOS

By on julho 24, 2017

A cor é vista como um dos meios de comunicação desde a Idade Média, período em que eram utilizadas nas obras barrocas com a finalidade de simbolizar e distinguir o sagrado do profano (tudo aquilo que transgride as regras sagradas), de acordo com a perspectiva medieval.

 

Isso é mais uma prova do fato de que a cor exerce papel importantíssimo no psicológico humano. Sabe-se que temos reações e sentimentos diferentes para cada cor.

 

Apesar disso, muitos fatores externos também influenciam na percepção de cada indivíduo, como por exemplo: humor, cultura, ambiente, saturação de cor, iluminação, etc.

 

Veja abaixo as associações de algumas cores, mas lembre-se: os fatores externos também exercem influência nessas percepções.

 

-Branco:

 

 

paz, sacramentos(casamento, batismo), frio, divindade, harmonia, inocência, etc.

 

-Preto:

 

 

noite, morte, melancolia, pessimismo, opressão, etc. Essa cor, assim como as outras cores mais escuras, pode também expressar nobreza e seriedade quando utilizadas em projetos publicitários.

 

-Cinza:

 

 

neblina, chuva, tristeza, seriedade, sabedoria, pó, máquinas, etc.

 

-Vermelho:

 

 

amor, violência, sangue, força, fogo, vida. Essa cor, por ser muito atraente e por possibilitar contrastes interessantes, é muito utilizada em anúncios e propagandas.

 

-Laranja:

 

 

pôr-do-sol, calor, alegria, apetite, prazer, outono, etc. Por ser uma cor bastante viva, chama muito a atenção do consumidor, sendo muito utilizada em propagandas/anúncios de alimentos.

 

-Amarelo:

 

 

verão, calor, sol, ouro, alegria, conforto, expectativa, etc. Combinada com vermelho, roxo, preto ou verde, gera um contraste tão atrativo que é impossível não olhar.

 

-Verde:

 

 

natureza, vida, bem-estar, juventude, segurança, coragem, esperança, tranquilidade, etc. Dependendo do tom, pode também estar ligado à energia, como no caso da embalagem do guaraná Antártica.

 

-Azul:

 

 

céu, mar, tranquilidade, infinito, serenidade, etc. De acordo com a tonalidade pode transmitir sensação de seriedade e confiança. Segundo estudiosos e pesquisadores, é também considerada a cor preferida do mundo.

 

-Roxo:

 

 

mistério, egoísmo, espiritualidade, grandeza, sexualidade, luxo, etc. Torna-se ainda mais atrativa quando combinada com amarelo ou laranja.

 

-Marrom:

 

 

café, terra, chocolate, sensualidade, desconforto, etc. Não é aconselhável utilizar essa cor para comunicar com a juventude, mas, se combinada com cores como: bege, vinho, creme, pode transmitir sensação de elegância.

 

-Rosa:

 

 

afeto, delicadeza, criança, feminilidade, etc. É bastante utilizada em identidades visuais de lojas de roupas femininas ou infantis, situação em que a sensação de delicadeza é de extrema importância.

 

Agora que você conhece sobre os efeitos que as cores são capazes de transmitir, quero te convidar a aprofundar ainda mais sobre a psicologia das cores dentro do curso Design de Logotipos.

 

 

Você vai aprender como escolher uma determinada cor para cada tipo de projeto e como isso vai te ajudar a se destacar como um grande profissional no mercado do design.

 

Além do estudo da psicologia das cores, você terá acesso vitalício a um conteúdo completo, com aulas práticas e teóricas que explicam detalhadamente como desenvolver excelentes logotipos do absoluto zero, sem a necessidade de copiar nenhum outro trabalho já existente.

 

Se você deseja fazer parte desse mercado milionário, o curso Design de Logotipos o próximo passo ideal para você dar nesse exato momento.

 

Grande abraço e vamos em frente!

TAG
RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT