Design

LOGOTIPO: DO SKETCH AO PROJETO FINAL

By on agosto 12, 2017

Você já se perguntou sobre como começar um logotipo? Como partir de uma ideia para chegar no projeto final na tela do computador? Hoje vou compartilhar meu processo criativo para a construção de um logotipo a partir do zero. Vale lembrar que esse não é o único método existente para se criar um logotipo, existem vários outros. Então sinta-se a vontade caso queira explorar novas maneiras para a criação.

 

1 - Pesquisa e descoberta

 

 

Este artigo tem como objetivo principal mostrar o processo de transformação de um sketch (esboço) até o logotipo final (vetor). Se você está criando um logotipo para o seu cliente, eu recomendo que você converse com ele para que você entenda tudo sobre o projeto, suas intenções e necessidades. Abaixo tem uma lista de perguntas para você começar a ter uma direção a seguir na criação do logotipo.

 

Qual o público alvo? Homens, mulheres, idosos, crianças?

Qual a imagem a ser projetada? Séria, descontraída, jovial, conservadora?

Existem objetos icônicos? Exemplo: Um coração que pode representar vida e/ou amor.

Qual a mensagem a ser transmitida: Exemplo: Empresa jovial preocupada com o meio ambiente.

 

Tendo esses conceitos básicos em mente, o processo criativo fica mais claro, visto que agora você tem uma direção definida a se seguir e então dar o próximo passo.

 

2 - Brainstorming: A tempestade de ideias

 

 

Uma prática simples para conseguir transformar ideias avulsas em conceitos é esboçar livremente uma série de pequenos conceitos em miniatura, sem se preocupar com o resultado final. O objetivo nessa etapa é fazer uma exposição de conceitos diferentes e não refinar o resultado final do projeto.

 

Evite ficar preso em detalhes ou fazer muitos acabamentos finais, pois isso pode prejudicar o processo e limitar o fluxo de ideias. Nessa fase todas as ideias são válidas e não existe uma ideia ruim. Não faça julgamentos, apenas desenhe despreocupadamente.

 

Algumas dicas para aplicar em seus sketchs:

 

  • Experimente textos maiúsculos, minúsculos, itálicos etc...
  • Experimente diferentes estilos de formas, com preenchimento, outline (só contornos), pontos ou linhas.
  • Experimente o estilo flat (plano) ou 3D.
  • Experimente com preenchimento sólido ou com gradiente.
  • Experimente diferentes alinhamentos e posicionamentos dos elementos.

Se você tem objetos icônicos, quais outras variedades de formas é possível esboçar?

 

3 - O desenho final

 

 

Depois de fazer vários desenhos em miniatura, faça uma análise e escolha o que mais se adapta ao conceito do logotipo a ser criado. Agora é hora de desenhá-lo novamente  em uma versão maior e ir refinando os detalhes. Nessa fase é legal já ir pensando no preenchimento do desenho. Você pode utilizar um lápis ou uma caneta.

 

A medida que você vai pintando o seu desenho, tenha em mente que imperfeições podem ocorrer. O objetivo nessa etapa é ter um desenho mais refinado - mas não totalmente acabado - para facilitar a transferência do sketch para o computador através de um scanner ou foto.

 

4 - Do papel para a tela

 

 

Agora chegou a hora de transformar o desenho manual em um desenho vetorial. Essa é uma etapa bem simples, você pode scanear seu desenho com um scanner profissional ou com uma impressora multifuncional. Você também pode simplesmente tirar uma foto do seu desenho utilizando a câmera de um celular. Para essa opção fique atento a qualidade da imagem gerada, pois imagens em baixa qualidade podem comprometer o processo de vetorização.

 

5 - Finalizando o Logotipo

 

 

Agora que você já tem a ideia final do projeto é hora transformá-la em vetor. Para isso podemos utilizar programas como o Adobe Illustrator ou CorelDRAW. Nessa etapa é importante caprichar nos detalhes. Ajustes finos são extremamente importante. Técnicas como a utilização de grids garantem excelentes proporções e harmonia ao projeto.

 

Agora você está pronto para selecionar s cores do seu logotipo (que devem seguir os conceitos estabelecidos no briefing), testar variações tipográficas e aplicar outros ajustes adicionais que achar necessário.

 

Na primeira vez que você for aplicar esse processo criativo provavelmente você gastará uma boa quantidade de tempo. A medida que você for se aperfeiçoando e repetindo essas práticas, o processo criativo será feito de uma forma bem mais rápida. Assim como a maioria dos processos artísticos, quanto mais você o faz, mais você o domina.

 

Agora me responda...

 

Você gostaria de aprender essa e muitas outras técnicas que te possibilite criar excelentes logotipos e assim se destacar no mercado do design? Então eu quero te apresentar o curso Design de Logotipos, um treinamento completo para designers que buscam se destacar no mercado.

 

design de logotipos

 

Dentro do curso Design de Logotipos você será treinado para criar logotipos para os mais diferentes ramos de atuação, estética, esporte, fitnes, advocacia, enfim... sempre com mesmo objetivo: Atender a grande demanda de clientes que buscam profissionais realmente capacitados para esse tipo de trabalho.

 

Aqui estão alguns segredos que você vai aprender dentro do curso:

 

  • Você vai aprender os 3 passos fundamentais que compõem o processo criativo para desenvolver projetos excelentes mesmo que você ainda não tenha experiência.
  • Você vai aprender como escolher corretamente as cores para compor seus projetos através da psicologia das cores.
  • Você vai aprender como criar um símbolo a partir da combinação de elementos.
  • Você vai aprender como criar projetos harmônicos utilizando grids.
  • Você vai aprender como buscar referências em outros projetos sem copiá-los.
  • Você vai aprender como e quanto cobrar um preço justo pelo seu trabalho.
  • Você vai aprender como montar uma apresentação para o seu projeto e aumentar as chances de aprovação do cliente em até 10x.
  • Você vai aprender como desenvolver um manual de Identidade Visual e como ele pode agregar valor ao seu trabalho.
  • Você vai aprender como estimular a sua criatividade através de projetos pessoais.
  • Você vai aprender como construir de maneira correta o seu portfólio
  • E mais, muito mais...

 

Você ainda terá direito a 5 BÔNUS EXCLUSIVOS sem precisar pagar nada a mais por isso.

 

Clique Aqui Para Conhecer os Bônus!

 

Então se você deseja entrar e se destacar nesse mercado extremamente milionário que é a criação de logotipos, o Curso Design de Logotipos é o seu próximo passo ideal. Então não perca mais tempo, clique agora no botão abaixo para garantir a sua vaga.

 

 

Um grande abraço e vamos em frente!

 

 

TAG
RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT