Design

DESIGNER, 5 DICAS PARA LIDAR COM CLIENTES “DIFÍCEIS”

By on agosto 17, 2017

Todo designer deseja ter um excelente relacionamento com seus clientes. Você deseja ser visto pelo seu cliente como o profissional que tem a visão de que o projeto precisa para ser concluído sem atrasos e sem dificuldades. Então, teoricamente seria ótimo trabalhar mais de uma vez com esse tipo de cliente toda vez que ele necessitasse de um novo projeto de design.

 

Infelizmente as coisas nem sempre são assim. Em sua carreira você irá encontrar clientes extremamente difíceis de se trabalhar. Podem ser aqueles que insistem em trabalhar com prazos de entrega impossíveis. Ou então aqueles que adoram criticar tudo o que você faz, como se fosse um passatempo. E ainda têm aqueles que não querem pagar o preço que você sente que é justo pelo seu trabalho.

 

Independente das circunstâncias, todo designer se verá diante há um cliente difícil em algum projeto. Pensando nisso preparei algumas dicas que vão te ajudar quando esses clientes aparecerem e acredite, eles vão aparecer.

 

Comunicação

 

caio vinicius designer

 

Independente da irritação que você sinta por um cliente, ignorar seus e-mails, mensagens ou ligações não vai te ajudar em nada. A maioria dos clientes querem e necessitam manter contato com o designer. Se eles gostam de entrar em contato com você através do Whatsapp, por exemplo, lembre-se de sempre ser cordial, pois as mensagens no aplicativo podem dar um ar pouco profissional. Um bom dia, boa tarde ou boa noite são sempre aceitos.

 

Ter uma foto de perfil no aplicativo também é um ponto importante visto que, um novo cliente pode não gostar de trabalhar com uma pessoa que aparece em uma foto com um comportamento nada profissional.

 

Faça uma análise para ver como você se comunica melhor. Alguns clientes desafiadores são mais fáceis de atender por telefone, por exemplo, ou através de uma vídeo chamada pelo Skype, onde vocês se encontram "pessoalmente" independente de onde ambos estejam.

 

Registre tudo o que for combinado com seus clientes

 

caio vinicius designer

 

Certos clientes são difíceis de se trabalhar porque mudam de ideia ou se esquecem dos seus pedidos sobre o projeto. Vale a pena registrar todos os detalhes antes de começar a trabalhar. Em alguns casos utilize um contrato simples que descreva o escopo do trabalho, preços e prazos.

 

Se o cliente solicita alterações que fogem do que foi combinado no fechamento do trabalho, o contrato pode te ajudar a se resguardar. Para os clientes que são difíceis de se trabalhar na parte de precificação, principalmente em projetos cobrados por hora, considere tirar "prints" do seu trabalho para que você comprove suas horas trabalhadas.

 

 

O poder da experiência

 

caio vinicius designer

 

Uma grande vantagem de se trabalhar com um cliente desafiador é que você aprende estratégias para usar com outros clientes desafiadores que possam aparecer no futuro. Encare isso como um "case", um estudo de caso. Fique atento as ideias que funcionaram e principalmente as que não funcionaram. Se necessário, faça algumas anotações descrevendo o que deu certo e o que não deu certo.

 

 

Não tire conclusões precipitadas

 

caio vinicius designer

 

Mesmo que você não goste de um cliente no primeiro momento, não o rotule como um cliente horrível. A famosa expressão "Não julgue o livro pela capa". Alguns clientes são apenas exigentes ou muito específicos nas etapas de um projeto. Se ele te pede algo que você considere exigente mas que você tem condições de cumprir naquele momento, então o faça, dessa forma vocês estarão trabalhando em conjunto.

 

Alguns clientes podem ainda aparecer com alguns "pedidos especiais" como uma alteração depois o seu horário de expediente, um trabalhinho extra além do que estava combinado e coisas do tipo. Caso seja possível realizar essas tarefas, realize, esse pode ser o início de uma grande parceria fiel. Porém, não deixe que esses pedidos se tornem frequentes. De forma educada e formal, imponha limites.

 

 

Mantenha a cabeça no lugar

 

caio vinicius designer

 

Mesmo que alguns projetos não sejam os trabalhos dos sonhos, sempre há muito a se aprender com cada experiência. Sempre lembre-se do básico. Mantenha sempre a calma para não perder o profissionalismo. Não se deixe levar por comportamentos negativos e agressivos. Quando os problemas aparecerem, seja o mais específico e claro possível sobre o que é o problema para se chegar na melhor maneira de resolvê-lo.

 

Dessa maneira você ficará com a consciência tranquila, e futuramente, seu cliente pode perceber que ele tenha cometido alguns erros, e se existe algum culpado na história, provavelmente não é você.

 

Me responda nos comentários...

Você já trabalhou com clientes difíceis?

Como foi a sua experiência?

Como você lida com esse tipo de cliente?

 

Se esse artigo tiver sido útil para você, por favor compartilhe com seus amigos.

Te espero no próximo conteúdo.

Um grande abraço e vamos em frente.

 

TAG
RELATED POSTS
4 Comments
  1. Responder

    Diego

    dezembro 23, 2017

    Ótimo atendimento, procedência e qualidade, agilidade na entrega. Produto com acabamentos de primeira.
    Parabéns pelo seu trabalho. Sucesso ai garoto.

    • Responder

      Caio Vinícius

      Janeiro 29, 2018

      tamo Junto, Obrigado!! 🙂

  2. Responder

    Johny Jackson

    Janeiro 13, 2018

    I’m really enjoying the design and layout of your website.
    It’s a very easy on the eyes which makes it much more pleasant for me
    to come here and visit more often. Did you hire out
    a developer to create your theme? Fantastic work!

  3. Responder

    Johny Jackson

    Janeiro 16, 2018

    Hi! This is my first comment here so I just wanted to give a quick shout out and tell you
    I truly enjoy reading your articles. Can you suggest any other blogs/websites/forums that cover the same subjects?
    Thanks!

LEAVE A COMMENT