Design Freelancer

DESIGNER FREELANCER: 7 DICAS PARA SER MAIS PRODUTIVO TRABALHANDO EM CASA

By on agosto 14, 2017

Para o designer freelancer que trabalha em casa (home office), se sentar para criar um novo projeto pode ser algo desafiador. Sem dúvida aparecem pelo menos 10 distrações que roubam o seu foco do trabalho, forçando a deixar de lado aquilo em que está trabalhando.

 

Podem ser as notificações do Whatsapp, Facebook e Instagram no seu telefone, podem ser as várias abas abertas em seu navegador. Um novo vídeo do seu youtuber favorito ou até mesmo a cozinha onde você vai a todo momento buscar uma xícara de café.

 

Se você trabalha em casa e está passando por esses problemas e sente muita dificuldade de melhorar a sua produtividade, deixe-me compartilhar algumas dicas simples porém poderosas que vão transformar as suas ações em uma rotina super produtiva.

 

#1. Defina a sua rotina

caio vinicius designer

 

Alguns designers gostam de trabalhar em uma rotina noturna pois se sentem mais criativos e produtivos. Porém a maioria das pessoas -inclusive seus clientes- acharam mais viável e produtivo começar a trabalhar no início do dia.

 

Uma dica muito importante é começar o dia vestindo-se adequadamente para o trabalho. Sei que esta é uma dica fácil de ser ignorada, mas acredite, isso vai ajudar a garantir que você se comprometa com seu trabalho em vez de ficar comendo biscoito e derramando farelos em seu teclado enquanto assiste a séries na Netflix. Além disso, nunca se sabe quando pode aparecer um cliente, ou alguma reunião, seja ela presencial ou através de uma chamada via skype.

 

#2. Organize as tarefas

 

caio vinicius designer

 

Uma das grandes vantagens de ser seu próprio patrão é encontrar a rotina que melhor se adapte a você. Sempre que possível organize suas tarefas pessoais antes de começar a trabalhar. Se você precisa sair para comprar alguma coisa, ir ao dentista, ir a academia, etc... faça antes de se sentar a sua mesa de trabalho, dessa maneira você terá mais energia para focar em seus projetos, além de não precisar parar no meio de um job para fazer outra tarefa, perdendo assim todo o foco.

 

Quando se trabalha em casa, é comum se deparar com a desorganização de uma jornada de trabalho -início, meio e fim do expediente-. Estabeleça um pequeno ritual para sinalizar o início do seu expediente, pode ser tomar uma xícara de café antes de ir para a frente do computador.

 

No fim do dia você pode limpar o seu espaço de trabalho, organizar os papéis de sua mesa e fazer um checklist das tarefas feitas em sua agenda, dessa forma você finaliza o seu dia e garante uma boa estrutura para o seu expediente de trabalho.

 

 

#3. Ative o modo "Trabalho Duro"

 

caio vinicius designer

 

Nos dias de hoje é extremamente difícil se livras das notificações de todas as redes sociais que nos cercam. Se você recebe centenas de notificações diárias sem importância em seu telefone ou se sente tentado a iniciar uma conversa aleatória pelo Whatsapp ou pelo chat do Facebook com um amigo, saiba que você está perdendo tempo que é um dos ativos mais importantes para um designer freelancer.

 

 

"Trabalhar Duro" significa utilizar o tempo que você reservou para o trabalho TRABALHANDO. Se você não consegue controlar as notificações que chegam para você, experimente deixar o seu telefone com perfil silencioso ou até mesmo no modo avião. Bloqueie toda e qualquer distração sonora e visual, dessa forma você permitirá que seu cérebro tenha concentração total no trabalho em que está desenvolvendo.

 

 

Ainda sobre "Trabalhar Duro", não é porque você trabalha em casa que você necessita trabalhar 24h por dia. Defina uma rotina de horário de trabalho  e faça o possível para cumpri-la. Respeite o seu tempo de descanso e lazer para garantir melhores condições de trabalho. Para um designer estar descansado é extremamente importante para o sucesso de seus projetos.

 

 

#4. Defina metas e tarefas.

 

caio vinicius designer

 

Seja através de aplicativos como Evernote ou então escrevendo em bloquinhos de notas, o importante é definir a lista de tarefas que você precisa realizar naquele dia ou naquela semana para que você possa se organizar e planejar a execução de cada uma dessas tarefas.

 

Esta é uma dica que você não deve ignorar -dedicar um pouco de tempo fazendo um planejamento vai economizar muito tempo na hora da execução-.

 

Uma dica extra: Defina prazos específicos para si mesmo. Tente realizar as tarefas mais difíceis primeiro, quando estiver com mais energia e concentração. Separe um tempinho para o seu coffe break. Saia da frente do computador e faça um lanchinho. Também é muito importante que a cada hora você se levante da cadeira, estique as pernas, faça um alongamento para evitar dores e desconforto.

 

 

#5. Tenha o seu espaço de trabalho

 

caio vinicius designer

 

Trabalhar em casa é algo muito confortável e isso pode ser um problema visto que para fazer um determinado trabalho você não pode se sentir tão "confortável". Encontre um espaço em sua casa que seja o seu Workspace. O ideal é que esse espaço seja "restrito" e respeitado pelos outros membros de sua família, garantindo a sua privacidade e concentração.

 

Se possível, busque um local que tenha uma janela onde haja muita luz natural e assim permita a entrada do sol e ar fresco, sinta-se inspirado pela natureza e isso irá refletir positivamente em seus projetos.

 

 

#6. Organização: a base de tudo

 

caio vinicius designer

 

Como você já deve ter percebido nos tópicos acima, organização foi a palavra chave para ser mais produtivo. Agora deixo abaixo algumas dicas extras para te ajudar no quesito organização:

  • Fique de olho em sua caixa de entrada. Não deixe acumular e-mails. Sempre que possível os leia e responda os que forem necessários.
  • Use pastas em seu computador para organizar seus documentos e projetos salvos. Organizar essas pastas por ordem alfabética pode ser uma ótima ideia.
  • Colete imagens inspiradoras para os seus projetos.
  • Faça backups regularmente de seus arquivos para que você não passe horas tentando recuperar arquivos deletados por engano.

 

 

#7. Renove suas energias

 

caio vinicius designer

 

Trabalhar em casa é ótimo, mas é comum que depois de algum tempo você se sinta desmotivado, solitário e até mesmo sem inspiração.

 

A criatividade precisa ser estimulada e renovada constantemente. É extremamente importante buscar inspiração fora das suas quatro paredes. Dê uma volta, faça uma caminhada, visite algum lugar com uma bela paisagem, assista um bom filme ou converse com outras pessoas.

 

Se isolar é um dos principais erros de designers freelancers que trabalham em casa. Saia, inspire-se, motive-se e então volte ao trabalho e contemple os bons resultados.

 

 

Compartilhe com outros designers freelancers

 

Estas são apenas algumas das maneiras que encontrei e que foram muito úteis para me ajudar a ser mais produtivo e cumprir os prazos com meus clientes. Mas agora eu gostaria que você deixasse aqui nos comentários quais as práticas ou dicas que você pode dar para melhorar a produtividade.

 

Caso você tenha gostado desse artigo, por favor, compartilhe com seus amigos.

 

Nos vemos em breve em um novo conteúdo.

 

 

TAG
RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT